Grupos de Comandos SQL
Olá galera, esse é meu primeiro artigo no site, vou começar falando sobre grupos de comandos SQL os famosos DDL, DML, DCL e DQL, então vamos lá.
SQL (Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada), é uma linguagem de pesquisa declarativa para Bancos de Dados Relacionais (base de dados relacional).
Linguagem de Definição de Dados
O DDL (Linguagem de Definição de Dados) são usadas para definir a estrutura do banco de dados ou esquema, e quais são esses comandos para criar e definir a estrutura do banco?
- Alguns comandos:
- CREATE – cria objetos no banco de dados.
- ALTER – altera a estrutura da base de dados.
- TRUNCATE – remove todos os registros de uma tabela, incluindo todos os espaços alocados para os registros.
- COMMENT – adiciona comentários ao dicionário de dados.
- RENAME – renomeia um objeto.
Comandos de Manipulação de Dados
Agora, o DML (Comandos de Manipulação de Dados) é utilizado para gerenciamento e manipulação dos dados dentro dos objetos do banco, alguns comandos:
- SELECT – recupera dados do banco de dados.
- INSERT – insere dados em uma tabela.
- UPDATE – atualiza os dados existentes em uma tabela.
- DELETE – exclui registros de uma tabela.
- CALL – chama um subprograma PL / SQL.
- EXPLAIN PLAN – explica o caminho de acesso aos dados.
O PL/SQL (acrônimo para a expressão inglesa Procedural Language/Structured Query Language) é uma extensão da linguagem padrão SQL para o SGBD Oracle da Oracle Corporation. É uma linguagem procedural da Oracle que estende a linguagem SQL. Permite que a manipulação de dados seja incluída em unidades de programas.
Comandos de Controle de Dados
Já o DCL (Comandos de Controle de Dados) é utilizado para definir os níveis de acesso ao banco de dados, com isso gerando segurança ao banco de dados.
- GRANT – concede permissões.
- REVOKE – revoga a concessão ou a negação de permissões.
- DENY – nega permissões.
Linguagem de Consulta de Dados
Por fim, o DQL (Linguagem de Consulta de Dados), onde o comando que é utilizado pelo DQL é o SELECT, um dos mais utilizados, senão o mais utilizado. Coloquei o SELECT também em DML, pois algumas literaturas constam que SELECT também é DML.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa ou outra matéria? Colabore, clique aqui.
Fontes:
Bacharel em Administração, Técnico em Programação de Jogos Digitais, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-graduando em Desenvolvimento de Aplicações para Web. Especialista em Desenvolvimento Web com PHP e MySQL, estudante das tecnologias JAVA, SQL Server, Bootstrap e CakePHP. Apaixonado por Tecnologia.